O que é o eSocial?
• É um sistema de registros para facilitar as informações relativas aos trabalhadores de forma padronizada;
• No futuro o sistema irá reduzir os custos e tempo empregado pela área contábil onde o mesmo substituirá cerca de 15 obrigações;
• As empresas enviarão periodicamente em meio digital as informação para a plataforma do eSocial empresas, vale ressaltar que, os dados solicitados pelo eSocial na pratica já são registrados pelas empresas e informados por papel e/ou outras plataformas, com a entrada do sistema o caminho será via uma única e mais completa obrigação acessória;
• Em resumo o eSocial é um grande banco de dados, onde será coletados informações fiscais, previdenciárias e trabalhista.
Objetivos do eSocial?
- Trabalhadores;
- Garantir os direitos e diretrizes regidos pela lei;
- Empregadores;
- Simplificação *das obrigações assessorias;
- Segurança jurídica. (INSS, FGTS e IRPF);
- Governo;
- Controle (fiscalização eletrônica).
Quais os sistemas de informações serão substituídos pelo eSocial nas empresas?
- GFIP- Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
- CAGED- Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT;
- RAIS- Relação Anual de Informações Sociais;
- LRE- Livro de Registro de Empregados;
- CAT- Comunicação de Acidente de Trabalho;
- CD- Comunicação de Dispensa;
- CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- DIRF- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
- DCTF- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;
- QHT- Quadro de Horário de Trabalho;
- MANAD- Manual normativo de arquivos digitais folha de pagamento• GRF- Guia de Recolhimento do FGTS;
- GPS- Guia da Previdência Social.
Cronograma
- Etapa 01– Empresas com faturamento anual superior a R$ 78M;
- Etapa 02– Demais empresas privadas;
Fase 1: Julho/18 – Apenas informações relativas às empresas, ou seja, cadastros do empregador e tabelas.
Fase 2: Set/18: Nesta fase, empresas passam a ser obrigadas a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas (eventos não periódicos), como admissões, afastamentos e desligamentos.
Fase 3: Nov/18: Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento.
Fase 4: Janeiro/19: Substituição da GFIP (Guia de informações à Previdência Social) e compensação cruzada.
Fase 5: Janeiro/19: Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde do trabalhador.
- Etapa 03– Entes públicos;
Algumas mudanças culturais que o eSocial irá causar:
Exemplos:
• Funcionários só poderão receber insalubridades estando os laudos técnicos atualizados;
• Não haverá admissão retroativa, ou qualquer espécie de envio de informação retroativa;
• Estagiários terão que ter supervisor qualificado, além de ter toda parte da medicina ocupacional atualizada;
• Governopoderácontrolarasempresasquenãoestãocumprindoasleisdecota(PCDouAprendiz);
Fonoclin e o eSocial:
“A área de SST é a área mais atingida pelo eSocial devido a falta de controle das empresas”
- O Objetivo da Fonoclin é ser parceiro de seus cliente nas adequações a legislação evitando que o cliente não seja penalizado por falta de informação;
Todos os dados da LTCAT(Laudo técnico das condições ambientais de trabalho) estarão presentes no eSocial através dos eventos s-1060,s-2240 e s-2241;
- A Fonoclin irá disponibilizar o .xml(arquivo eletrônico) para que o cliente possa inserir os dados em seu sistema sem a necessidade de digitar, evitando assim o risco de inserir dados errados no sistema além do trabalho de digitar;
- Parceria com os escritórios contabeis pois os mesmo via de regra são encarregados de enviar as obrigações acessórias.
Em resumo a Fonoclin oferece todos os meios para seus clientes ficarem em dia com o eSocial em todas as tabelas referente a SST:
- Laudos;
- Treinamentos(todos os treinamentos devem ser registrados no eSocial já na parte de cadastro);
- ASO;
- Exames complementares;
- Programas;
Cruzamentos de dados
Vamos utilizar o seguinte exemplo, supondo que a Fonoclin empresa contratada disponibilize um funcionário para prestar serviço em uma outra empresa (contratante), como devem ser os lançamentos no sistema;
- A Fonoclin deve elaborar um PPRA com base nas demonstrações ambientais do cliente contratante, onde a mesma irá presta o serviço;
- No eSocial do cliente os dados deverão ser preenchidos na s-1060 e na Fonoclin a mesma irá constar nas tabelas s-1060, s-1020 e s-2241 com todas a informação descritas no programa;
- Na EFD-REINF do cliente nas guias de evento R-2010 e R-2020 da Fonoclin;
- Com isso o governo irá cruzar os dados com as informações prestadas pelas duas empresas, e caso haja alguma irregularidade/divergência haverá a autuação.
Importante: O eSocial não cria legislação! Ele apenas passa a exigir seu cumprimento.
Como podemos angariar clientes?
- Via de regra os envios e preenchimentos das declarações assessorias fazem parte dosetor de contabilidade das PME’s , devido a isso, devemos fechar parceria com osmesmo afim de aumentarmos nossa escala;
- Fechando parcerias com grandes escritórios de contabilidade podemos aumentar nossoMarket share;
- A Fonoclin está apta para prestar a consultoria necessária de modo que seus clientes possam atender as exigências e as informações necessárias em SST que serão enviadas pelo eSocial.
Segunda-feira a sexta-feira das 07h ás 17h (não fechamos para almoço).