Skip to content

Dia do Soldador – Quais são os EPI’S que o soldado deve utilizar?

Compartilhe:

Existem diversos fatores de riscos no trabalho de um soldador. Tais fatores costumam ser classificados em 2 categorias: fator físico, que inclui os raios ultravioletas e raios infravermelhos, dentre outros, gerados pelo raio do arco de soldagem sob alta temperatura e fator químico, composto pelas diversas composições de sólidos decorrentes durante a solda, incluindo vários metais, que podem estar no estado sólido/poeira (ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo, níquel, elementos radioativos) e no estado gasoso (óxido de manganês, fluoreto de hidrogênio, óxido de nitrogênio).

Além da inalação destes elementos decorrentes do fumo da solda, o soldador também está sujeito a diversos outros riscos no trabalho, tais como:

• Postura desconfortável e necessidade de levantar itens pesados;
• Respingos e faíscas nos ouvidos, olhos ou pele;
• Exposição a ruídos;
• Contato com equipamento condutor de eletricidade com possibilidade de choque elétrico;
• Sofrer um acidente, sufocamento, envenenamento, incêndio ou explosão;
• Diversas doenças, tais como: Asma, câncer de pulmão, infarto, ulcerações, doenças pulmonares, dermatite alérgica e infertilidade.

Dentre os equipamentos de proteção individual (EPI) que todo soldador deve obrigatoriamente utilizar, estão:
Bota de proteção;
Viseira de proteção;
Avental de raspa;
Mangote de proteção;
Luva de raspa;
Respirador facial tipo pff1

#diadosoldador

Notícias relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade